BOGDA ARQUITETURA | www.bogdaarquitetura.com.br

TENDÊNCIAS

PEDRAS DECORATIVAS ENTENDA SUAS DIFERENÇAS

A utilização de pedras decorativas por arquitetos e profissionais da área, é algo cada vez mais frequente em interiores de casas e apartamentos assim como nas fachadas e muros.

Esses materiais possuem características marcantes e que fazem toda a diferença no projeto de interiores e projeto arquitetônico, algumas delas citamos abaixo:

 

Personalidade: Usar pedras nos projetos é uma opção de personalizar o seu lar, já que elas agregam originalidade a cada ambiente.

 

Valorização: Elas deixam a frente do lar e/ou o interior da residência mais charmosa e desse modo a casa passa a ter um valor maior de mercado.

 

Custo-benefício: A utilização de pedras decorativas em muros, fachadas e/ou interiores tem um bom custo-benefício. É claro isso pode representar um custo elevado quanto à aquisição e instalação, mas depois de instaladas a necessidade de manutenção é muito baixa, e a durabilidade é incrivel.

 

Variedade: A variedade disponível no mercado é muito grande e por isso as opções de escolha são amplas. A vantagem disso é que você pode encontrar o formato, cor e padrão que vai combinar com seu estilo e projeto.

 

QUARTZO

 

CARACTERÍSTICAS:

- É uma pedra artificial 100% industrializada. Sua produção é complementada com pigmentos minerais , resinas e aditivos. O Quartzo esta entre as quatro pedras mais duras encontradas na natureza. Não é submetida a proliferação de fungos , mofos e bactérias.

- Esse material se torna bem resistente a riscos e impactos, menos propensa a manchas. Sua resistência ao calor é muito boa ( sem grandes abusos). Recomendo sempre ao meu cliente que tome cuidado com panelas recém tiradas do fogo. O índice de absorção de água é praticamente nulo.

- Sua composição é livre de componentes orgânicos voláteis, ou seja, o produto é inofensivo quando esta em contato com gêneros alimentícios.

- Alguns tipos ainda são triturados com fragmentos de vidros e espelhos proporcionando um efeito brilhoso a peça.

- Algumas marcas fornecem 5 a 10 ano de garantia.

- As marcas encontradas no mercado são todas importadas, Italianas, Espanholas e Chinesas. Por esse motivo o preço torna-se maior que o das pedras naturais , em torno de 3 a 4 vezes mais caro.

- Por ser um material industrializado existem cores bem fortes e modernas.

 

APLICAÇÕES:

- Cozinha: Indicado principalmente para bancadas.

- Banheiro: Indicado principalmente para bancadas.

- Piso Interno: Pode ser usado mas não tem resistência em áreas de circulação.

- Parede Interna: Sem restrições

- Áreas Externas: Não recomendada

GRANITO

 

CARACTERÍSTICAS:

- O Brasil possui muitas jazidas de granito e está entre os grandes exportadores de granito do mundo.

- É uma pedra natural formada por minerais como o quartzo transparente, o feldspato ( principal responsável pela cor do granito) e a biotita escura.

- É mais escuro que o mármore não possui tantos veios porém tem uma granulométrica com grãos consideravelmente grandes observamos isso pelos pigmentos que as peças normalmente apresentam.

- É um material muito resistente e pesado. Possui boa resistência a riscos, porém o corte freqüente das facas podem ocasionar marcas na superfície.

- Alguns produtos podem ser absorvidos e manchar definitivamente as peças. A água parada também pode causar manchas escuras devido a infiltração, mas nesse caso a mancha desaparece com o tempo.

 

APLICAÇÕES:

Cozinha: Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinzas.

Banheiro: Pode ser usado em bancadas e detalhes das paredes.

Piso Interno: Sem restrições, embora seja recomendável impermeabilizar o contra piso no andar térreo.

Parede Interna:Por ser mais pesado, não é muito utilizado, entretanto é muito eficiente para acabamento da churrasqueira.

Áreas Externas: A instalação requer, além da argamassa, grampos de aço inox por trás das pedras para sustentar o peso. Os cinzas devem ser evitados.

Banheiro em Granito Branco Itaunas

Cozinha em Granito Preto São Gabriel.

Área Churrasqueira em Granito Preto Absoluto (Projeto Escritório Tieppo & Gonzalez)

MÁRMORE

 

CARACTERÍSTICAS:

- No Brasil, as maiores concentrações de mármore estão no estado do Espírito Santo, entretanto temos mais opções importadas desse material.  

- É uma rocha metamórfica formada por Carbonato de Cálcio e substâncias estranhas.

- Têm veios mais evidentes e menos brilho que os granitos, sua coloração é mais homogênea e tem ausência de pigmentação preta.

- São mais moles e menos resistentes, deve-se ter muito cuidado na instalação pois peças úmidas facilmente são quebradas.

- São suscetíveis a manchas e desgaste.

 

APLICAÇÕES:

Cozinha: Não deve ser usado, pois  sua porosidade o faz absorver substâncias com facilidade.

Banheiro: Em bancadas e paredes, não há restrições. No piso, deve ser evitado o travertino, muito poroso. Não deve ser utilizado no piso do boxe.

Piso Interno: A princípio, não há restrições, embora os mais porosos possam manchar com a umidade do solo, e os polidos possam ficar muito lisos.

Parede Interna: Indicado, em função de seu menor peso.

Áreas  Externas: Não deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida.

Projeto Carmen Liesenberg

Fontes: Wikipédia , Architetando Verde e Casa e Construção.
As imagens foram retirdas da Internet.

› GOSTOU? COMPARTILHE

POSTS QUE VOCÊ PODERÁ GOSTAR